Acreditamos que algumas palavras são muito mais do que um conjunto de sílabas. Todas elas impactam as nossas vidas uma hora ou outra, mas algumas delas se tornaram atitudes que, quando usadas na hora certa, podem tornar o mundo melhor.
Igualdade, empatia, diversidade, sustentabilidade, respeito, colaboração, sororidade. Estamos falando aqui de comportamentos que precisam ser mais reconhecidos, valorizados e, acima de tudo, praticados.
O Palavras Que Transformam é um projeto que dissemina essas palavras e seus significados em espaços danificados da cidade com o objetivo de propagar comportamentos que fazem o mundo melhor. Intervimos em lugares que precisam de reformas, como escolas, quadras, mobiliários urbanos, muros e ruas, transformando esses espaços em plataformas que compartilham palavras que a própria comunidade ajuda a escolher e provocando conversas sobre o tema entre as pessoas.
A primeira ação do projeto já ganhou o mundo, foi a revitalização da quadra esportiva da Escola Estadual Brigadeiro Silva Paes, localizada no bairro Teresópolis, zona sul de Porto Alegre. A quadra, que não estava apropriada para a utilização dos alunos, hoje conta com um piso totalmente novo, goleiras reformadas e novas tabelas de basquete.
Além dessas melhorias, a palavra escolhida pela comunidade escolar, “Empatia”, agora estampa a nova quadra esportiva e espalha para crianças e pessoas da escola o significado dessa atitude tão importante para os dias atuais.
É óbvio que não poderíamos ter deixado de fazer um vídeo bonitão de todo esse processo para trazer para vocês não apenas o resultado artístico final, mas também uma visão da importância da empatia no nosso dia a dia. Dá o play abaixo no vídeo que a Sopa Digital, nossa parceira de longa data, criou para o projeto ;)
Do brain para a gaveta, e de uma aula pro mundo
Um tempo atrás, surgiu em um dos nossos brains a ideia de usar palavras com potencial de transformação para estampar e colorir a cidade em pinturas gigantes. Era uma daquelas ideias que são iradas e nos empolgam na hora, mas só de pensar em como executar ela e quanto isso custaria, a empolgação vai pro ralo.
Corta para um dia em que o Braga estava dando uma aula na UFRGS e decidiu falar sobre essa ideia. E o que aconteceu? Um dos sócios da Alma Engenharia estava na turma e adorou o projeto.
(dica da Shoot: quando você tem uma ideia e não sabe como fazer ela ou não tem dinheiro, conte ela para o máximo possível de pessoas, porque vai que as pessoas que estão te ouvindo não tem dinheiro disponível kkkk)
Dias depois, a Alma nos procurou, contamos mais sobre a ideia e, a partir daí, eles estavam juntos da gente no barco. A Alma entrou com sua expertise e com todos os materiais e mão-de-obra necessários para a obra, enquanto a gente assumiu a direção criativa e de comunicação do projeto. Mesmo assim, decidimos tudo em parceria.
A intervenção escolhida para ser a primeira reforma do projeto foi a revitalização da quadra esportiva da Escola Estadual Brigadeiro Silva Paes, localizada no bairro Teresópolis, zona sul de Porto Alegre.
A direção da escola abriu as portas e nos deixou à vontade para tocar a ideia para frente. Ouvimos a comunidade escolar e decidimos todos juntos qual palavra seria pintada na quadra.
Olhando para as relações que tivemos com colegas de turma na época da escola, entendemos que “empatia” é um termo que gostaríamos de ter descoberto antes. Acreditamos que uma galera não teria pavor de colégio mesmo depois de anos se a empatia fosse mais praticada. Por isso, não poderíamos começar com outra palavra.
Empatia: imaginar-se no lugar de outra pessoa para entender seus sentimentos.
Palavra escolhida, era hora de encontrar os artistas para nos ajudar a colocar ela e seu significado de uma forma bem bonitona na quadra. A produtora escolhida foi a Paxart, que entrou com sua experiência para colocar a nossa ideia em cores.
Enquanto a quadra era reformada, o projeto ganhou as salas de aulas através do trabalho inspirador de pessoas da comunidade escolar, que fizeram atividades com os alunos e alunas usando palavras que transformam como tema. Até um carnaval onde cada bloco era uma palavra rolou! Por fim, depois de entregue a quadra, também deixamos cartazes para serem colados nos corredores, somando aos cartazes que as próprias crianças haviam desenhado sobre o significado de empatia.
A quadra, que não estava apropriada para a utilização dos alunos, hoje conta com um piso totalmente novo, goleiras reformadas e novas tabelas de basquete. Agora, empatia colore os recreios e enche os olhinhos dos alunos de curiosidade.
Transformando a cidade num dicionário de palavras que transformam
E o Palavras Que Transformam está só começando. Essa foi apenas a primeira reforma, mas queremos espalhar palavras por mais lugares da cidade. Para isso, toda ajuda é possível. Tintas, material de pintura, material de reforma, artistas, lugares para reformar.
Estamos dispostos a ouvir quem tá por entrar nessa também. É só mandar email para lets@shoottheshit.cc. Afinal, nunca é demais espalhar palavras que transformam por aí :)
Links para seguir o projeto
Insta do projeto @_palavrasquetransformam.
Insta da Alma Engenharia.
Insta da Shoot The Shit.
Facebook da escola Brigadeiro Silva Paes.