“Você precisa sair da zona de conforto”.

Se é confortável, por que sair?

Shoot
4 min readJul 13, 2021
Freepik

“Você precisa sair da sua zona de conforto.”

Provavelmente você já deve ter ouvido essa frase. Já deve ter visto coisas como “6 dicas para sair da zona de conforto”, “Faça o teste e descubra se você está na zona de conforto” e centenas de frases empolgantes e bonitas pra você sair dela. E o que é “sair da zona de conforto”?

Para algumas pessoas, ficar na zona de conforto significa não querer tentar algo novo, ter medo de se arriscar, não querer conhecer pessoas novas, estar perdendo tempo até mesmo no trabalho. Isso porque essas pessoas pregam que devemos buscar novos desafios, que devemos largar o emprego e empreender — calma lá que eu acho o empreendedorismo importante para a sociedade — que tem que apimentar o relacionamento, não deixar o sexo cair na rotina e uma infinidade de ações que só de pensar… socorro.

Mas bora lá. Meu questionamento aqui é: por que devemos tanto sair da zona de conforto? Se a palavra já diz tudo: c-o-n-f-o-r-t-o, por quê querer sair? Quero deixar claro que eu não sou contra a nada disso. Pra mim, é super importante ir em busca de novos desafios, afinal, nós evoluímos muito com isso. Só acredito que a gente pode evoluir, mesmo confortáveis. Não significa que só — somente — poderíamos evoluir com desafios.

Muitas vezes a sociedade fomenta a ideia de que nunca podemos estar confortáveis, pois isso significa que estaríamos fadados à “não evolução”. Então, criam esse espiral sem fim onde o único objetivo é que a gente continue em movimento. Continue se arriscando. Continue viajando. Continue explorando. Continue, continue. E eu vejo pessoas que não fazem a menor ideia de onde estão e do que querem, mas só porque precisam (ou acham que precisam) mudar tudo e dar um novo rumo à vida, porque querem sair da zona de conforto, acabam se frustrando por conta dessa busca.

Acredito que o problema esteja justamente no termo, em usar um discurso empolgante de “largue seu emprego e viaje/empreenda/vá atrás de seus sonhos” não basta. Eu quero provocar o meu e o seu entendimento quanto ao termo “sair da zona de conforto”. Como sair de uma zona de conforto se esse alguém está completamente angustiado com os rumos da própria vida? Então essa pessoa está desconfortável! Isso faz sentido para você?

Desculpe, mas para mim não faz. E é por isso que está na hora de falarmos sobre esse termo e entender que estagnação é diferente de zona de conforto. Estar estagnado em algo significa que você não progride, que está parado, paralisado. É isso que estagnação significa, não tem nada a ver com zona de conforto.

Tanto não tem que ,se você me permite, gostaria de falar do mundo dos negócios e publicitário. Cada dia que passa surgem mais produtos e serviços para nos dar total conforto — são roupas, sapatos, calcinha, cadeira, cama, sofá, delivery — em inúmeras propagandas maravilhosas que apresentam um espaço completamente confortável que você pode comprar e viver nele. Oferecem tanto essa ideia de “viva o conforto”, mas ao mesmo tempo também gritam em nossos ouvidos “saia da zona de conforto”. Por que merecemos conviver com esse paradoxo que pelo visto nos deixa ainda mais ansiosos?

Por que trouxe essa reflexão? Estão sendo dias difíceis. Seja uma pessoa disposta e contente com o conforto, ocupe esses lugares de calmaria e procure a zona que te deixa confortável. Não se frustre buscando por algo que você nem sabe o que é.

Não deixe que digam pra você onde você tem que estar o tempo todo. E se você não sabe onde tem que estar, tá tudo bem, “não saber” não é o fim do mundo. E só você sabe o que é melhor pra você.

Eu sou Uinne, uma sagitariana apaixonada por mudanças. Talvez eu já esteja um pouco ansiosa pela próxima aventura da minha vida, mas eu cuido para que eu esteja confortável nesse processo.

O que isso significa? Que eu sou inquieta o suficiente para me mexer para novos desafios, mas consciente o bastante para entender meus limites.

Foi um prazer escrever por aqui ❤

Esse texto foi escrito pela Uinne e enviado para quem segue nossa newsletter no dia 22/06/21.

--

--

Shoot

Percepções sobre a vida de quem trabalha criando ideias para um mundo melhor. heyshoot.cc